quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Faça você mesmo - Abajur de Garrafa

          Decorar a casa não é sinônimo de gastar muito. Hoje em dia, com toda essa onda de sustentabilidade e reciclagem, é bem legal pensar em novas formas de decorar, e o mais importante, gastando pouco.

          Eu sou super fã de mudar a cara de um objeto, nem que seja só para passar uma tintinha colorida, trocar alguns puxadores, ou pensar em um estofado mais descolado... Mas, estou aqui para falar de transformação, transformação de algo que iria para o lixo em algo para deixar sua casa mais legal...
         
          Então, escolhi para o faça você mesmo de hoje, um abajur feito de garrafa de vidro. Pode ser a garrafa de vidro de sua preferência, da cor que você quiser e achar bonita... abajures são lindos, e a iluminação eles proporcionam deixam o ambiente super  aconchegante.

          Lista de materiais:

Garrafa de vidro + soquete para abajur +  fio duplo de instalação + furadeira + tomada e botão para ligar


            Bom, não vou dizer que é super fácil de fazer, até porque é necessário ter um mínimo de experiência em elétrica e não ter medo de usar a furadeira, mas da pra aprender rapidinho.

          Quem não sabe fazer aquela instalaçãozinha de elétrica vai a dica, no Leroy Merlin (deve ter em outros lugares também) tem um fio pronto para abajur. Ele já vem com tomada e aquele botão que acende o abajur – hehe, o nome é uma boa pergunta – já instalados. A única coisa que não é muito boa é o preço, infinitamente mais caro do que se você comprasse tudo separado.

          Então vamos lá – para furar a garrafa e necessário comprar uma pino especial para vidro, ele é todo liso e tem um triangulinho na ponta. A garrafa tem que ser posicionada sob um fio de água corrente, porque assim ela não quebra, e vai com fé na furadeira, sem medo de ser feliz, mas pelo amor de deus, usem um óculos de proteção

          Feito isso, é só posicionar a furadeira no local em que você deseja fazer o furo e ir pressionando de leve, com a furadeira ligada lógico, até que voce perceba que por esse furo passa a espessura de um fio.




          Assim, é so passar o fio pelo furo em direção à boca da garrafa, cortar um pedaço da parte de cima do fio, deixando para fora aquela parte de metal, e fazer a instalação no soquete. Nem todos os soquetes são iguais, mas a maioria é simples de instalar, é so desparafusar os pequenos parafusos, cada um de um lado, colocar a pontinha de metal posicionada embaixo do parafuso e parafusá-lo de volta.

          Para fixar o soquete na garrafa, você pode utilizar fazer da forma que preferir. Eu gosto de ser mais prática e fixar com uma colinha de silicone, mas você pode pedir para o serralheiro fazer uma acabamento de metal, que fica BEM mais bonito e profissional...





          Eu fiz esse abajur com uma garrafa de licor que a minha avó me deu.....




          Bom, qualquer dúvida é só deixar nos comentários... e se alguém tiver um método melhor para a fixação do soquete, compartilhe...

Débora
         

4 comentários:

  1. Adorei esta dica do fio de água pra não quebrar, acho que com cerâmica deve ser igual né?
    Débora agora vou seguir seu blog,bjos Raquel

    ResponderExcluir
  2. Raquel, acho que com cerâmica deve ser igual sim. Pelo menos com porcelana dá certo. bjs. Debora

    ResponderExcluir
  3. Debora, fiz algo parecido com luzinhas de natal, ficou show. bjs

    ResponderExcluir
  4. Maria Helena, manda uma foto para a gente por aqui no blog!! Beijos, Debora

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...