domingo, 3 de julho de 2011

Cadeira nº6 - B3 ou Wassily de Marcel Breuer

Ok, nem vamos comentar todo o tempo que o projeto 50 cadeiras em 50 sabados ficou fora do ar..... Mas esse domingo tem!!!!                      

Hoje vou falar de uma cadeira que eu gosto muito (hehe! nenhuma surpresa, já que na última postagem do projeto eu contei que eu só ia falar sobre as cadeiras que eu mais gosto!!!), a Wassily.

Essa cadeira, que originalmente se chamava B3, foi rebatizada de Wassily, em homenagem a Wassily Kandinsky. O pintor ganhou de Marcel Breuer uns dos primeiros protótipos da B3, e por isso recebeu essa homenagem....


"O modelo B3 foi um dos primeiros produtos a emergir da Dessau Bauhaus, ajudando a consolidar a reputação da escola como uma força de liderança do design funcional. Foi também um dos primeiros desenhos a explorar o aço tubular, cujos aspectos, tais como força estrutural, leveza, aparência rígida e elegante, permitiram a criação de móveis em novas e supreendentes formas."


"Diz-se que seu designer, Marcel Breuer - 1902-1981 - chefe da oficina de armários da Bauhaus - inspirou-se parcialmente no guidão de aço tubular de sua querida bicicleta Adler"

fonte: Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo/
Design Museum; [traduzido por Eliza Nazarian].
- Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010






Semana que vem tem mais, beijos, Dé

2 comentários:

  1. Obaaa De as cadeiras estão de volta, adoro essa!
    bjs Rick

    ResponderExcluir
  2. Ri, em sua homenagem as cadeiras estão de volta!!!!

    Bjs, Dé

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...