sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cadeira nº1 - Cadeira sem braços nº 14 , Thonet



Gente, nesse primeiro sábado vou contar para vocês um pouco da história da cadeira sem braços nº14... Seu criador é ninguem mais que Michael Thonet (1796-1871)

"Em 1859, a produtora de móveis austriaca Thonet - fundada por Michael Thonet na decada de 30 - desenvolvera com sucesso uma cadeira feita com apenas seis peças de madeira vergada no vapor, dez parafusos e duas arruelas. Barata e simples de fazer, leve, durável, facil de desmontar e transportar.... rapidamente se tornou um dos produtos industriais de maior sucesso do século XIX"

fonte: Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo/
Design Museum; [traduzido por Eliza Nazarian].
- Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010.



 Gente, o método de criação da cadeira n ° 14 foi revolucionário porque foi realizado de modo industrial, e não artesanal como o das outras produções da mesma época (cadeiras feitas à mão), barateando muito o seu custo e possibilitando uma produção em massa.... (em 1859!!!! long time ago!!!!)

Michael Thonet com aproximadamente 60 anos

Para terminar, vou mostrar algumas fotos para vocês da nº 14... uma cadeira linda, muito versátil.... clássica e moderna!!!! e que mudou o meu mundo!!!!!!!!!

Versão turquezinha...... com assento de madeira


Pretinha, na sala de jantar... com assento em madeira

Em madeira.... com assento em palinha... meu preferido

Le Corbusier sobre a nº14: "Nunca houve um design melhor e mais elegante, e jamais foi criado um item tão prático e tão precisamente trabalhado"

Para quem gostou e quer comprá-la, a Thonart produz a nº 14 entre outras do Thonet.... inclusive na cor DOURADA!!!! pasmem... ela é linda...


Espero que vocês tenham gostado.... ainda tem mais 49....

beijos, Dé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...