terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ergonomia...

Oi!

Gente, hoje vou abordar um tema muito importante para quem pensa em comprar uma cadeira, uma mesa, um sofá, ou para quem esta pensando em mudar alguma coisa na sua casa ou para quem gostar de ser bem informado! A Ergonomia!!!
Quem nunca sentou em uma cadeira e depois ficou com dor nas costas? ou na perna? Ou quem já ficou na beira de uma pia, para lavar louça, escovar os dentes e também sentiu alguma dor nas costas? Quem já ficou horas no computador e ficou com dor de cabeça?...muitos de vocês devem ter se indetificado com essas dores...isso acontece porque nem sempre temos a sorte de estar em um lugar projetado com conhecimento.
Existem medidas padrões para definir a altura de uma cadeira, a altura de uma pia, de um sofá, de uma mesa. Mas,como cada um de nós somos diferentes uns dos outros, os nossos móveis também devem ser diferentes. Por exemplo: vocês acham que a altura da pia de um jogador de basquete deve ser a mesma de uma pessoa com estatura pequena? Claro que naooooooooooo!!!
Existem estudos que indicam um padrão para cada atividade, porém este padrão deve ser enquadrado para cada tipo de pessoa.
Vamos a um exemplo:

Neste ex. fica visivel a altura confortável da cadeira para este homem (o joelho deve estar a 90 graus), e a altura do apoio das costas, que deve apoiar a região lombar.
A distância do monitor, a altura do cotovelo, a altura dos olhos devem estar ergonomicamente corretas para que o individuo não sofra com horas de estudo ou trabalho.




O profissional de Design de Interiores tem a ergonomia como aliada nos seus projetos. Além de pensar em um projeto que agrade o seu cliente ele o deve atender ergonomicamente.



Cada atividade, cada individialidade deve ser bem pensada na hora do projeto.
Um item fundamental de um projeto de sucesso é o espaço da circulação nos ambientes, não adianta ter o espaço para uma determinada mesa, para um sofá se não tiver um espaço suficiente para você circular na sua sala, na sua cozinha.
Bom, acho que consegui passar um pouco da importancia da ergonomia no nosso dia-a-dia...
Não se esqueçam dela na hora de comprar um movel ou fazer um projeto!!!!!!!!!!

beijos Pati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...