segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Exageros Natalinos (parte um)

Ah, o natal!

          Eu adoro o natal. Época de festas, confraternizações, presentes. Época que repletos de espírito natalino, resolvemos perdoar aquele amigo ou parente que pisou na bola o ano todo conosco, somente para nós nos arrependermos no ano seguinte. Faz parte, mas ainda bem que esse blog aqui fala sobre decoração.
          
          E nessa época também que nos sentimos praticamente compelidos a mudar a decoração das nossas casas. E ai da loja que prometer entregar o sofá até o dia 23 de dezembro e não cumprir o prazo estipulado, nada de perdão para ela este ano, alias, para ela o fogo do inferno!
         
          Em fim, casa pronta, e hora de montar a arvore de natal, e é justamente ai que se encontram os vilões da história, os famigerados “enfeites natalinos”. São caixas e caixas de enfeites que foram se acumulando ano a ano. O que fazer com os laços e bolas e bonecos e etc... do ano passado, retrasado, da sua infância? Repeti-los, jogar fora, reciclá-los? Mas você achou tão bonita aquela árvore montada na loja do shopping. Cara, é fato. Uma verdadeira extravagância. Mas será que o sofá novo não merece?  E aquele seu primo mala que sempre aparece na hora da ceia sem ter sido convidado, este ano não vai poder falar que você é muquirana e repete a mesma decoração todos os anos. E você nem precisa comprar a árvore exposta na loja exatamente como está, já tem tantas coisas, se comprar apenas as bolas, a sua já vai ficar, digamos assim... praticamente igual. Certo? Não, geralmente errado.

          E preciso tomar cuidado, pois essa é uma época muito propicia ao exagero. E existe uma linha muito tênue entre o bom gosto e o exagero. É comum ir enfeitando a casa, e enquanto não se acabam os enfeites, não se acaba também nossa criatividade, e como geralmente temos mais enfeites do que precisamos o estrago está feito. As crianças adoram, e claro. Mas se a sua casa não esta concorrendo há nenhum concurso natalino limite-se a uma árvore bem decorada, uma guirlanda na porta de frente, e talvez um arranjo para sua mesa na hora da ceia. Natal é tradição então não se preocupem se você vem repetindo os mesmos enfeites ano a ano, pois em muitas famílias os enfeites também contam sua história, e muitas vezes nos trazem recordações de pessoas que por qualquer motivo que seja, não estão mais presentes em nossa mesa. Eu por exemplo, tenho uma amiga que sempre pede para que seus convidados tragam algum enfeite para pendurar na árvore na véspera do natal, é uma forma muito bonita de fazer com que todos se sintam parte da família, e a árvore dela fica sempre muito bonita e colorida.

          Hoje termino por aqui, mas deixo um gancho. Exageros da decoração natalina da minha amiga Abigail. Sim senhores, é esse o nome dela, mas estou quase inclinado a chamá-la de mamãe Noel.










 
            Até mais,

            Ricardo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...